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RH

Tornar-se destaque no mercado é o sonho de qualquer profissional de RH, mas será que você tem as habilidades necessárias para isso?

Fazer uma auto análise e descobrir suas próprias habilidades e áreas de melhoria, são atitudes essenciais para quem deseja ser excelente e crescer nessa profissão.

Conheça agora 10 características do profissional de RH de sucesso e comece a aplicá-las na sua vida profissional ainda hoje.

1. Coordenação da equipe

O profissional de RH tem o importante dever de lidar com o pessoal de todos os setores da empresa. Apesar de não estar pessoalmente envolvido com sua liderança, quem está na gestão de pessoas ainda precisa saber lidar com diferenças e dificuldades da equipe.

Para conseguir ter sucesso na carreira é importante saber coordenar uma equipe. Todos os indivíduos da empresa precisam utilizar suas forças e especialidades para obter melhores resultados, além de mediar conflitos.

2. Visão sistêmica

É importante admitir que o profissional pode ter as melhores habilidades do mundo, mas se ele só bater o ponto pela manhã, fizer as tarefas delegadas pelo chefe e ir embora, de nada adianta.

Um profissional de RH precisa de amplo conhecimento da organização e fatores que conseguem melhorar seus resultados.

Para escolher um candidato ideal  para uma vaga, por exemplo, o profissional mediano escolherá alguém que preencha todos os pré-requisitos que o gestor da equipe determinou. Por outro lado, o profissional de RH de sucesso, irá procura alguém disposto a aprender, proativo e que também preencha esses pré-requisitos.

3. Escuta ativa

Já tentou falar com um colega de trabalho que, apesar de responder rapidamente, parecia não estar te entendendo? Ele balançava a cabeça, dava uma resposta rápida e curta e logo depois voltava ao que estava fazendo. Isso é algo que o profissional de RH ideal não faz.

A escuta ativa é uma habilidade importante para qualquer um no ambiente empresarial, especialmente para quem lida com gestão de pessoal. Conseguir ouvir, raciocinar a respeito do que foi ouvido e responder ativamente te ajuda a se destacar. Até mesmo gestores, diretores e pessoas com cargo mais alto preferem lidar com profissionais desse tipo.

4. Boa comunicação

Escutar é importante e saber se comunicar é ainda mais vital para um profissional de RH de sucesso. Tudo que você diz ou escreve precisa ser claro e objetivo, facilitando o entendimento da outra parte. Combinando tal habilidade com a escuta ativa, é possível tornar-se um profissional excelente no mercado.

5. Qualificação

Antes mesmo de ser contratado, a qualificação do profissional de gestão humana sempre é analisado. Aquele com melhor qualificação costuma ser a opção preferida por empresas de grande porte ou com necessidades mais específicas.

Para garantir seu lugar no mercado, o profissional deve investir na própria formação. Vá além da graduação, busque cursos para se especializar e continuar evoluindo na sua carreira.

6. Habilidade de ensinar

Um profissional de RH de sucesso também é um bom professor. Seus amplos conhecimentos precisam ser passados para os demais integrantes da equipe. Assim, ele consegue criar uma base de apoio que estará sempre lá para lhe dar conselhos e ajudar nas tarefas empresariais.

O fato de conseguir ensinar seus subordinados ou mesmo colegas também aumenta o vínculo de confiança.

7. Saber dar feedbacks

Boa parte do aprendizado dentro do ambiente empresarial se dá através dos feedbacks. São eles que mostram o que um profissional fez de correto ou não, mas devem acontecer da maneira correta.

Saber dar feedbacks é um talento especial que o profissional precisa adquirir durante sua carreira. Ao dar essas críticas e informações, os colaboradores não devem se sentir intimidados ou ofendidos. Eles precisam vê-las como algo precioso que os ajuda a evoluir na carreira. Somente um ótimo profissional de RH consegue isso.

8. Proatividade

Quem trabalha na área vive dizendo que prefere contratar funcionários proativos que ajudam no crescimento da empresa. O mesmo pode ser aplicado a quem trabalha com RH. Existe uma multidão de pessoas no mercado que simplesmente segue ordens e faz exatamente como os superiores pedem sem pensar a respeito.

Seja diferente, faça tudo o que lhe é pedido e faça ainda mais. Sempre esteja em busca de algo para contribuir, uma ideia inovadora ou qualquer fator que consiga mudar a realidade da equipe para melhor.

9. Trabalhar em parceria

Qualquer profissional de RH numa posição de liderança precisa aprender a trabalhar em parceria com seus colegas na empresa.

A gestão humana não é um setor isolado na organização que só faz suas tarefas e fim. Na verdade, ela atua em conjunto com diversos outros setores e precisa aprender a confiar neles para melhorar a eficiência das próprias tarefas.

10. Habilidades de planejamento

Acima de tudo, quem trabalha na área e está em busca de destaque precisa aprender a planejar.

Trabalhar com a demanda e problemas que surgem a cada dia pode ser o suficiente para uma empresa pequena que lida com 10 ou 20 funcionários. Conforme a organização evolui, o RH também precisa acompanhar ou nunca dará conta de um contingente de pessoal maior.

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